terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

RESENHA 02- A Arma Escarlate


Oi seres do submundo e mortais que visitam este blog de um menino que criou um tumblr, mas o abandonou 1 semana depois, ficou frustrado, e criou um blog :D Vou falar hoje sobre um livro brasileiro , de fantasia. O nome dele é A Arma Escarlate, escrito pela jornalista Renata Ventura, da editora Novo Século (House of Night).

A autora lendo seu livro no Dona Marta -ironia-
O livro conta a história de Idá Aláàfin, um menino de 13 anos que mora na favela Santa Marta no Rio de Janeiro. Em um belo dia, acontece um tiroteio na favela em que Idá mora , e no meio de balas , um pombo aparece e lhe entrega uma carta - uma carta de uma escola de bruxaria chamada Nossa Senhora do Korkovado - o chamando para se integrar ao corpo discente de tal escola. Idá vai para a escola com um único pensamento na cabeça - aprender magia suficiente para derrotar o bandido que ameaça sua família.

Primeira coisa: o nome do menino pode ser estranho, mas fiquem tranquilos que ele muda seu nome logo no começo da história. Ele o troca por Hugo Escarlate. Muito melhor, certo ? :) E segundo,o livro é inspirado em Harry Potter. Pronto, você já sabe o nível de "A Arma Escarlate": altíssimo. Você pode notar comparações a história do bruxinho no livro todo , inclusive sarcasmos a "horcruxes" e "pó de flu", e muito mais. A linguagem humorística de Renata Ventura é super divertida, e você ri horrores com este livro. Mas a vida de Hugo não é nada comparada a de Harry. A de Hugo é bem pior.

Diferentes capa do livro

Eu odeio o personagem principal (Hugo), pelas coisas que ele faz. Acho que não só eu, mas como muitos leitores de A Arma Escarlate também o odeiam. Mas enfim, vamos falar mais sobre o livro em si. A autora utiliza de lendas do folclore brasileiro para compor a história. E pra alguém que nunca escreveu um livro, ela escreve muito bem. O humor negro, o sarcasmo -como já dito acima-, e a descrição bem detalhada são algumas das características da escrita de Renata Ventura. A história é fantástica, a autora é inteligentíssima, criando um universo em que acontece coisas que você não poderia imaginar. Se você imagina que o final vai ser tal coisa, quando você lê , você fica pasmo ao ver que era totalmente diferente.

ATENÇÃO, O PARÁGRAFO SEGUINTE PODE CONTER SPOILERS.

Ela traz também assuntos nacionais importantes para o livro. Drogas é uma delas. Uma coisa que me incomodou muito ao ler este livro foi a descrição -que é tão detalhada- da cocaína. Ela descreve tão profundamente, e isso é perigoso para alguns adolescentes e/ou crianças que lerem este livro e pensarem que a cocaína é uma substância que vai te causar tais sentimentos que são citados no livro. Um amigo meu, inclusive, falou que gostaria de provar a droga para ver se é aquilo mesmo que a cocaína é. Não sei se ele falou de brincadeira ou sério, mas isto me fez pensar mais profundamente sobre este assunto da cocaína no livro e o quão perigoso ele pode ser. Ela também traz o assunto de História do Brasil , que , depois de eu analisar com esta outra visão, é bem interessante. Comparações a atualidade também estão presentes neste livro, como o mal pagamento aos professores da escola, professores que faltam, que explicam mal, etc...

ATENÇÃO, OS SPOILERS ACABAM AQUI.

Eu li o livro numa velocidade surreal. Eu nunca li um livro de 485 páginas tão rápido quanto este. A história te prende, e você vai querer saber o que acontece após aquele problema que o Hugo se meteu.

O livro vai ter uma continuação,e o nome é provisório é "A Comissão Chapeleira" (me corrijam se eu estiver errado), e vai ser lançado, provavelmente, em agosto deste ano.

Uma das coisas mais interessantes é que a Renata Ventura se conecta com os leitores de "A Arma Escarlate" frequentemente, por meio de um grupo no facebook chamado Armada Escarlate e lá, ela responde perguntas, interage com os leitores e tudo mais :D Se você quer ler, tá lendo, ou já leu o livro, corre pra participar :D

São 485 páginas de pura magia, entretenimento, diversão, risadas e suspense. Eu me surpreendi com o livro, o que você está esperando para se surpreender também ? 


Este livro é uma fantasia juvenil. Livros deste tipo são: Harry Potter, Senhor dos Anéis, etc.

4 comentários:

  1. Aah vai Caio, você também é um adolescente, não foi perigoso para você ler?? Com essa coisa toda de drogas... Para ela descrever tão detalhadamente creio que ela precise ter usado, nossa que estranho *o*

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, mas imagina uma criança que for ler este livro, que mora em um local em que a droga é facilmente conquistada, ela vai querer saber na pele como é a sensação... Ok, a descrição pode ter sido necessária, mas é um livro infanto-juvenil , e isso incomoda um pouco :/

      Excluir
    2. Oi, Gabriela! Eu sou a autora do livro! :-) Tudo bem? :-)
      Nunca provei não, rsrsrs. Só pesquisei a respeito!!!

      Mas o meu objetivo com essa parte do livro foi exatamente desencorajar os jovens a provarem a cocaína: porque, no livro, as consequências disso são péssimas!!!! Eu espero mesmo que o garoto tenha só falado aquilo brincando! :-( Eu mostro todas as horríveis consequências de cheirar cocaína, e do tráfico, etc.

      Contato com as drogas os jovens de hoje já têm, e já sabem como é - por amigos contarem, etc! Por isso eu quis mostrar as consequências ruins disso. :-/

      Excluir
    3. Renata, que prazer encontrar você por aqui! Estamos todos ansiosos pelo próximo livro, capricha! ;)

      Excluir