quarta-feira, 13 de março de 2013

Afinal, quem tem cacife pra falar de Literatura ?

Oi pessoal, tudo bem com vocês ? A Tatiana Feltrin, do Tiny Little Things (clique aqui e veja o post em que falei dela) perguntou fez no último domingo, um vídeo (final do post) perguntando : "Afinal, quem tem cacife para falar de Literatura ?" . Ela expôs a sua opinião e deixou livre para quem quisesse expôr a sua também, seja em seu blog ou canal. Eu formei a minha e aqui estou eu ahah :) Quem quiser responder, pode responder também, dando créditos a Tatia, claro.

Ela abriu duas perguntas no vídeo. Uma delas é : "Uma pessoa pode falar de literatura sem ter conhecimento de teoria literária ?". Na minha opinião, sim, pode. Eu não tenho muito conhecimento de teoria literária não. Procuro saber um pouco sobre o estilo de livro que leio, e tudo mais, mas só isso. Tenho Literatura na minha escola e sei, portanto, uma coisa ou outra. Uma das coisas que me incomodam são pessoas que não tem conhecimento literária querer discutir com outras que são formadas em Letras e tudo mais. Elas só tem que abaixar a bolinha delas. Eu estou aqui no meu blog falando de livros e expondo minha opinião, não critico nada que não sei. Mas tem blogs que fazem resenha e criticam ortografia do autor, modo de escrita...

A outra pergunta que ela abriu foi "Quem (ou o que) determina quem tem ou não cacife pra falar de Literatura ?" . Pergunta fácil e simples resposta : ninguém. A pessoa que leu o livro, pode falar abertamente sobre o livro o quanto quiser, expôr a sua opinião, que é o que eu e muitas pessoas fazem em blogs, canais, redes sociais, etc.

E outra pergunta também apareceu na minha cabeça enquanto escrevo esse artigo, "Quem determina o gênero literário que você deve ler ?" . Quando eu fiz a resenha do Morte Súbita aqui no blog, algumas pessoas comentaram que eu não deveria estar lendo este livro e outras pessoas também tem esse preconceito literário. Então, é o seguinte : ninguém determina gênero literário que você deve ler. Você pode ter 8 anos, e querer ler o Kama Sutra que você pode ler, assim como você pode ter 40,50 anos e ler Turma da Mônica. Para você chegar a interpteção e compreensão de um texto, você precisa ter maturidade para lê-lo. E Maturidade não é uma expressão semelhante a Idade.

Bom pessoal, é isso , essa é a minha opinião. Se vocês quiserem ver o vídeo da Tatia e depois tirarem suas próprias conclusões sobre o assunto, podem tirar. Coloquem o link nos comentários, adoraria ver :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário