sexta-feira, 3 de maio de 2013

RESENHA 11: Cotoco, de John Van de Ruit

Olá pessoal, como vocês estão ? Hoje vim falar do livro Cotoco do autor John Van de Ruit. O livro se passa na África do Sul, 1990, ano de libertação de Nelson Mandela. O menino da história , John Milton, tem 13 anos e ganha uma bolsa de estudos para um internato só para garotos. John anota tudo que acontece com ele e com seus amigos (chamados de Os Oito Loucos) em seu diário. De problemas com garotas até a procura por um suposto fantasma que morreu na capela da escola, John e seus amigos se envolvem em muitas aventuras e , como dito anteriormente, todas são relatadas nesse diário maluco do John Milton.

Gente, eu nunca li um livro tão engraçado na minha vida, sério. Eu estava no ônibus lendo Cotoco e de repente vem aquelas situações em que ele se mete que eu ri alto no ônibus e todo mundo ficou olhando pra mim... Foi uma situação constrangedora, realmente... Mas enfim, o John Van (autor) ele realmente têm uma pegada pro humor que me deixou surpreso. Mas eu tenho que dizer que este livro NÃO é para crianças, ok ? Ele tem algumas cenas e expressões que realmente seriam inapropriadas para o público infantil. Não sei a qual público o livro é destinado, creio que qualquer um (exceto infantil) que queira ter uma leitura divertida.

O livro também é cheio de quotes ! Marquei 12, mas tem mais, só marquei realmente os que eu achei interessante. Este realmente é um livro que eu posso chamar de misto: tem suspense, humor, romance (com direito a triângulo amoroso e tudo), drama... A escrita do autor é bem fácil de se acompanhar, com descrições não muito aprofundadas e superficiais, logo não é tão chato.O único problema que eu tive durante a leitura desse livro foi lembrar o nome de alguns personagens (porque realmente são muitos), mas nas primeiras páginas do livro tem uma listagem de todos os personagens separados por grupos (professores, garotas, os Oito Loucos, etc)

Eu tenho um certo problema com livros narrados em primeira pessoa, porque eu não gosto, acho chata. Diários então, eu sempre passei longe deles durante minha vida literária. Mas Cotoco foi o único diário que eu li que preste. O resto, é lixo (não vou falar quais porque eu pretendo fazer uma matéria só sobre eles). Ah, e eu acabei de descobrir que Cotoco tem um filme, vou pesquisar mais, assistir, e depois volto aqui pra falar pra vocês se é bom ;)

Alguns personagens me deixaram com raiva deles, nojo até, como o Pike e o Cotoco. Já outros eu até simpatizei, como o Minhoca e o Guv. Isso significa que o autor soube trabalhar com os personagens , causando emoções no autor com os atos dos mesmos.Como eu disse no primeiro parágrafo, o livro se passa no ano 1990, o qual Nelson Mandela é libertado. E esse assunto vai ficar rodando no livro inteiro, mostrando como foi importante esse acontecimento para a África do Sul, e que até meninos de 13 anos comentavam isto entre eles.

Concluindo, o livro é excelente.Com um final inesperado e surpreendente, John Van de Ruit se tornou agora, oficialmente, um dos meus autores favoritos, e consequentemente, Cotoco, um dos livros da minha vida.

Um comentário: