sábado, 19 de outubro de 2013

RESENHA 18- Quem É Você, Alasca ? , John Green

"Looking for Alaska" , traduzido para o português como "Quem É Você, Alasca?" foi o primeiro romance do escritor super aclamado hoje em dia, John Green. O mesmo foi lançado em 2005 nos EUA e em 2010 no Brasil (pela Martins Fontes). Ele vai contar a história de Miles Halter, um adolescente com uma vida sem graça que mora na Flórida com seus pais e decide ir para um internato no Alabama em busca do "Grande Talvez" (expressão que o célebre François Rabelais utilizou como suas últimas palavras). Lá, ele conhece Alasca, e se apaixona por ela. Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".

O livro é dividido em duas partes: Antes e depois . E apesar do livro ser pequeno, eu me arrastei , praticamente me obrigando a ler o "antes". Isso porque esta parte do livro é impressionantemente chata ! A narrativa é descritiva ao extremo, o que é irritante pois isso se torna cansativo, e em um certo ponto eu não conseguia acreditar que a mesma pessoa que escreveu o magnífico "A Culpa É Das Estrelas" tenha começado a sua carreira com este livro irritante. Mas mais pro final do "antes", o livro fica legal, chega uma parte que você não consegue largar o livro. Parece que Green quer brincar com o leitor, falando "vou fazer o livro ficar chato só pra pessoa largar ele e não pegar o melhor dele" , mais ou menos isso.

Já o "Depois" é mais interessante e legal. E devo dizer que triste também. Mas ele também se torna repetitivo, e só lá pro final eu fui entender o porque de repetir tanto o acontecimento. Foi necessário e a gente entende, Green.

Minha passagem predileta do livro (Clique para aumentar)
Semelhanças com ACEDE são visíveis durante o livro, mas nada que prejudique ou diminua seu conceito sobre ambos os livros. "John Green escreveu uma história que deixa sua mente saturada dela mesmo depois de terminá-la. Ele conseguiu amarrar todas as pontas, mas deixa pequenos detalhes que incomodarão o leitor e os próprios personagens sempre que se lembrarem da história. E, para isso, ele usou a filosofia de ícones para criar sua própria filosofia que engloba lindamente todas as outras, te fazendo pensar nesse livro por muito tempo depois de terminá-lo."¹ E com certeza você levará esta história para sua vida.






2 comentários:

  1. Oi, Caio! Tudo bem?
    Sério que você achou o "Antes" chato? Minha opinião foi bem diferente hahaha, eu amei e me surpreendi demais com o "Depois", já devia esperar algo daquele tipo, mas tive que reler aquela parte (você deve saber qual) umas mil vezes para acreditar que o John Green tinha feito aquilo!
    Não consegui parar de ler "Quem é você, Alasca?", achei fascinante, li em 4 horas e levarei comigo várias coisas desse livro.
    Beijo!
    Kami,
    gostoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. tô louca pra ler algo desse autor. Esse é um dos livros que procurei na Bienal aqui de PE mas não encontrei :(
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir